Mudi

sobre a raça

Mudi

Decidimos ter um Mudi quando o Felipe estava buscando um cão menor para o agility. Como não estávamos entrando em acordo sobre uma raça já criada no Brasil, falei sobre os Mudis, raça que eu sempre achei interessante, vendo em livros e sites na internet. Pesquisamos mais sobre eles e decidimos importar uma fêmea.

Um grande amigo nosso estava com viagem marcada para a Europa, viagem de agility, e ficou com a missão de pesquisar sobre os Mudis por lá e falar com uma treinadora e competidora da Republica Tcheca que tinha uma e estava começando a se destacar no agility.

Entramos em contato com a criadora desta Mudi e então nossa paixão pela raça realmente começou. Conversando com diversos proprietários de Mudis pelo mundo, ficamos cada vez mais empolgados com a raça. Decidimos então trazer um macho também, para mim. Conversando com a criadora da nossa fêmea e outras pessoas envolvidas com a raça, optamos por comprar o macho de outro canil. Assim Corah e Gory estavam de passagem marcada para o Brasil.

Aquele mesmo amigo que foi investigar sobre os Mudis para nós, teve a missão de buscá-los na Hungria. Sem ele, nosso envolvimento com a raça certamente não teria dado tão certo. É o padrinho dos nossos pequenos húngaros.

Desde que chegaram, só nos trouxeram alegrias. É uma raça que se encaixa muito com nosso perfil, que é parceira pra tudo, qualquer atividade física, qualquer passeio, qualquer treino. Tudo para eles é motivo de empolgação. Se a gente acha algo divertido, com certeza eles acharão também!

O Mudi precisa de muita atividade física e mental. Precisa de um dono que saiba lidar com sua personalidade forte e ao mesmo tempo sensível, com sua vontade interminável de trabalhar e de fazer algo conosco. Não é um cão de quintal, ao mesmo tempo que não é somente um cão de estimação. É um cão de trabalho por excelência, mas que precisa do dono ao seu lado, colocando regras, limites, estimulando e sendo realmente seu parceiro.

O Mudi late, late para diversas situações. Dentro de casa são silenciosos, mas se ficam animados com algo, irão latir. Latem quando vão nadar (eles amam nadar), latem fazendo agility, latem correndo no parque, latem quando brincam uns com os outros, latem se acham que você vai fazer algo bem legal, enfim, para quem gosta de cães silenciosos, com certeza o Mudi não é uma boa opção. Mas para quem não se importa com um pouco de barulho, vai achar no Mudi um parceiro para qualquer tipo de atividade, um cachorro que será sua sombra, seu protetor, realmente seu melhor amigo.

SOBRE O MUDI POR POLONA BONAC

O que você pode esperar do seu Mudi? E tão importante quanto, o que ele pode esperar de você?

O trabalho dele era guiar e proteger o seu rebanho (não importando que tipo de rebanho: gado, ovelhas e até mesmo porcos). Ele deveria proteger a sua propriedade e nenhum intruso chegaria sem ser anunciado. Ele deveria manter o celeiro livre de ratos e predadores, ajudando o seu mestre a caçá-los. Eu espero que agora você possa imaginar porque o seu Mudi espera que você dê um trabalho a ele. Se você não tiver um trabalho para ele, ele vai achar um por conta própria. Mas eu tenho certeza que você não vai gostar disso. Eles podem ser bem criativos, então você pode ter um novo decorador de interiores, ele pode juntar todas as suas visitas num mesmo quarto e garantir que nenhum deles vai sair de lá, e ele pode se tornar o seu guarda-costas pessoal, defendendo você de qualquer coisa que se mova.

O seu Mudi foi criado para ser o braço direito do seu mestre, então ele espera que você aja como seu mestre. Ele precisa saber que você é que está no comando, você é aquele que precisa dizer que trabalho ele deve fazer e como fazê-lo. Você é aquele que deve resolver os problemas e salvá-lo de qualquer confusão. Você é aquele que ele pode contar e você é aquele que nunca deixará de dizer quão grande amigo ele é, e que sua vida vai ser muito melhor desde que vocês sejam um grande time. Se você falhar no tipo de mestre que ele precisa que você seja, ele vai decidir trabalhar por conta própria e eu espero não precisar dizer que isso não vai acabar bem...

Na minha experiência não existe praticamente nenhuma outra raça que lata tanto quanto os Mudis. Você não pode esperar que eles fiquem em silêncio o dia todo. Eu não estou dizendo que você tem que deixá-los latir o dia todo, mas se você é alérgico a latidos, se você odeia que seus cães latam enquanto trabalham, se você não quer que eles te digam se tem alguém chegando, e se você adora caminhadas silenciosas e tranquilas, um Mudi não é para você, não importa quão trivial isto pareça.

Em fato, eles parecem muito mais como um Terrier do que como um Border Collie. Existe uma grande chance de que você precise de muito mais tempo e paciência para ensinar algo a seu Mudi. Eles ficam tão excitados tão facilmente que se torna dificil para eles pensarem. Ou se eu emprestar as palavras de uma amiga e criadora, Tanja Janes: eles latem tanto que eles não conseguem ouvir seus proprios pensamentos. Enquanto a maioria dos Border Collies são ótimos em trabalho a distância, a maioria dos Mudis vão odiar estar mais de 1 metro longe de você. Então antes de você considerar ter um, tente se imaginar em um percurso de agility, tentando fazer com que seu cão pule um obstáculo, enquanto ele pula em volta de você, possivelmente agarrando suas roupas ou mãos e latindo com toda a força de seus pulmões. Se você fica agitado apenas imaginando isso, saiba que a maioria dos seus primeiros treinos serão exatamente assim.

Diferente da maioria dos Border Collies, eles não ficam automaticamente amigos de outros cães e pessoas. Nao é incomum para eles não gostarem de pessoas estranhas, e com certeza, eles não serão amigos de todos os cães. Enquanto alguns deles podem ser bem sensiveis e tímidos, alguns podem ser bem dominantes e fortes. Eles precisam que seja ensinado que tipo de comportamento não sera tolerado. Se você quer um cão de família que vai pular com alegria no colo das visitas, ou um cachorro que seja brincalhão com outros cães, um Mudi não é para você.

Então, eles precisam trabalhar, eles latem, eles não ficam tão satisfeito com a companhia de pessoas e cães desconhecidos, eles tem energia para trabalhar o dia todo, eles esperam que você tenha este tempo e energia para eles também. Eu confesso, eu sou viciada, eu simplesmente amo essa energia sem fim, seu entusiasmo e sua grande vontade em cooperar. Eu simplesmente não lembro o quão silenciosa a vida pode ser, mas eu não sinto falta disso por um segundo. Eles são tudo que eu espero de um cachorro e espero que eu seja tudo que eles esperam de mim. Sim, eles me deixam nervosa às vezes e me deixam cansada todos os dias, mas eu não posso imaginar a minha vida sem eles, você pode imaginar a sua vida com eles?

Polona Bonac, treinadora de cães na Eslovenia, proprietária de Mudi e Pastor Croata, multi campeã de Agility, ministra cursos de comportamento e esportes caninos em todo o mundo. Fez este texto falando de ambas as raças pois são praticamente a mesma.